Conceito

TRADIÇÃO
INOVAÇÃO
UNIÃO
QUALIDADE

A família Vasconcellos e Souza, herdeira da casa dos Condes de Santar e Magalhães, cuja origem remonta ao século XVI, decidiu em 2013 apostar na preservação e valorização do seu património material e imaterial, com um projeto pioneiro em Portugal, no qual fez questão de associar outras casas importantes da Vila de Santar assim como a Misericórdia.

Mantendo uma tradição secular de simbiose entre a casa e o lugar, a Casa de Santar e Magalhães reinventa-se, promovendo em simultâneo o desenvolvimento social, cultural e económico da região.

Uma tomada de consciência fez surgir a ideia geradora. Inserida numa região vinhateira, a vila de Santar possui a particularidade única de ser atravessada por terraços de jardins em contínuo: Casa de Santar e Magalhães, Casa da Magnólia, Casa dos Linhares Ibérico Nogueira Misericórdia, Casa das Fidalgas, atual boutique hotel de luxo, Valverde Santar Hotel & Spa, e Jardim dos Linhares de Santar & Magalhães, que, tanto a montante como a jusante, debruçada sobre jardins de vinhas que marcam fortemente o carácter do lugar.
O projeto consistiu em enobrecer e valorizar esta mais ampla singularidade, que se estende urbanisticamente em todos os recantos, deixando-nos descobrir os seus segredos, as suas vistas e os seus encantos. Pretende reforçar o carácter identitário da paisagem e expressar uma narrativa: visitar Santar, vila histórica, através dos seus jardins.
Os princípios atemporais de Fernando Caruncho, bem como a forma serena, quase meditativa com que realça, nas suas conceções, a natureza adormecida dos lugares, tornou-o numa escolha óbvia para ser o “jardineiro”, como ele se gosta de intitular, deste projeto.

O visitante poderá através de uma visita guiada partir à descoberta dos segredos, das vistas, do património edificado, das histórias, das gentes e das tradições de uma das mais antigas e bem preservadas vilas do país através dos seus jardins.

Desfrutem do seu encanto,

José Luis de Vasconcellos e Souza
A nossa

EQUIPA

Respeitar a natureza para merecer o que ela oferece de melhor, com atenção ao detalhe pelas suas características diferenciadoras e os seus ritmos, é a base do trabalho em conjunto da equipa da Santar Vila Jardim Wines e de Santar Vila Jardim.
CECÍLIA MONTEIRO
CECÍLIA MONTEIRO Assessora de Direcção – Enologia
SUSANA SOUSA
SUSANA SOUSA Tour Guide – Sales Manager
ANA Constantino
ANA Constantino Tour Guide
ANTÓNIO OLIVEIRA
ANTÓNIO OLIVEIRA Viticultura – Máquinas
LUÍS LOPES
LUÍS LOPES Viticultura – Adega
ANTÓNIO GABRIEL
ANTÓNIO GABRIEL Viticultura
TERESA  GABRIEL
TERESA GABRIEL Higiene – Limpeza